quarta-feira, 26 de março de 2008

As Limpezas



Antigamente , um mês(ou mais) antes da Páscoa tínhamos de ir ao Porto comprar tecidos para fazer os vestidos para a Páscoa ;( o avô perguntava sempre : porque é que não fazes vestidos para ti?e eu respondia : mas os vestidos são para mim . E ele dizia: ah ...assim está bem ) .
Começava-se a programar as limpezas .Tudo era limpo a pente fino, cobertores, mantas , tirava-se a mobiliário do sítio ,tirava-se a cera lavavas se os soalhos voltava-se a pôr a cera abria-se as janelas, pintava-se os muros etc, era um alvoroço. Tinha que estar tudo arrumado para a Páscoa e mesmo no sábado de Pascoa se fazia noitadas para ficar tudo a brilhar.

No Domingo de Páscoa vestíamos os vestidos novos, toda a roupa era nova, meias, cuecas, sapatos (brancos ou pretos de verniz), casaquinhos(de renda) . Os vestidos já eram de manga curta e fresquinhos e depois os casaquinhos, uns eram vaporosos ou mais grossos conforme o tempo exigisse , mas no geral na Páscoa o tempo já era mais quentinho e se não era, a alegria e a vaidade ajudava a aguentar algum frio . Antes de sair de casa íamos ao jardim colher uma flor , que já tínhamos em vista, que podia ser uma tulipa ou rosa . Íamos à missa ao Senhor dos Aflitos (Lousada) e depois íamos a casa dos padrinhos levar as flores , a madrinha dava-nos as amêndoas e o padrinho dava-nos dinheiro. E estava cumprida a obrigação depois já estávamos livres para correr as casas nas visitas pascais.

2 comentários:

Perchta disse...

Com algumas alterações, essa também é a lembrança que tenho das minhas Páscoas, quando era criança e ia para casa da Avó Amélia. O vestido umas vezes fazia-se e outras comprava-se e a flor para o "padrinho" era mais escolhida à última hora, mas de resto, não era muito diferente. A Páscoa marcava o início definitivo da Primavera e a partir daí tudo era mais fácil; os dias eram maiores, começava o terceiro período escolar, que era sempre um pouco mais descontraido e curto, e podiamos começar a pensar nos nossos programas de idas ao Choupal, de piqueniques no fim de semana, de ir aos morangos e passear no campo depois da escola.
As limpezas a fundo fazem sentido, embora actualmente já não sejam levadas tão a sério. Mas também temos que ter em conta que não é toda a gente que hoje em dia tem duas ou três empregadas para mandar esfregar e encerar o chão, arear as pratas e panelas, fazer barrela aos cobertores e colchas, caiar muros, esfregar as pedras das escadas com lixívia - a limpeza Deus a amou ;)- ...
Já para não falar que, como as avós e tias estavam em casa, começavam logo a pensar nos preparativos da Páscoa logo a seguir ao Carnaval (ou mesmo ao Natal), coisa que nós não temos qualquer hipótese de fazer... enfim.. desiquilibrios...

tikita disse...

E por fazer em limpezas...

A minha tia Lola ensinou-me para a toda a vida:
Que mesmo uma máquina de lavar a roupa não tem tarefa fácil. Eis que a roupa suja lá colocada tem de ir até à baixa conimbricence!! Sempre que pensava nisto a imagem mental que me ocorria era a de um monte de roupa rumar ladeiras abaixo até à portagem e ser lavadinha em pleno rio. Nunca consegui imaginar o retorno Talvez fosse como por magia. Mas de qualquer forma : lavar a roupa dava trabalho!