segunda-feira, 24 de março de 2008

O Compasso

Antigamente quando o compasso ìa lá a casa nós fazíamos um tapete de flores desde o portão até a sala de visita.Toda a família se deslocava de Lousada ao Outeiro . Porque nesse tempo tínhamos que assistir ao compasso em casa de todos os tios . Sabíamos mais ao menos a hora a que o compasso passava em cada casa e organizávamos o roteiro para estar em todas as casas antes do compasso chegar.
Em Lousada haviam duas bandas de música que andavam atrás do compasso .A última casa era a do tio Neca (Ourivesaria) que recebi os dois compassos (o de Cristelos e o de Silvares)por isso acabávamos o dia em casa da tia Rosa todos a comer e a beber e com as duas bandas a tocar à profía.Entretanto combinava -se os pormenores para a festa da Senhora da Saúde.A Festa é sempre na segunda feira de Pascoa e toda a família fazia um merendeiro(picnic) metiam mantas no carro e íamos para o monte estendiam-se as mantas e todos punham o que traziam e passávamos lá o dia, os velhos comiam e dormiam uma soneca debaixo das arvores nos brincávamos e mais tarde passeávamos na zona da capela , onde as pessoas iam cumprir promessas.

2 comentários:

Fátima disse...

Belos tempos esses minha comadre.
Os usos e costumes vão-se acabando, mas na Aparecida ainda vamos tendo alguma coisa.

Cláudio disse...

Ora, estava eu a pensar que este blog era um diálogo mãe e filha mas finalmente aparece um comentário da D. Fátima. Ainda bem...