quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ruiziiiiiiiiiiiiiiiiinhoooo!!!!!!!

O meu professor de educação sexual, que já lhes apresentei, disse-me, um dia em que naturalmente ou estávamos de férias ou em que não tínhamos aulas da parte da manhã que, nesse dia, íamos " ao pito " lá a uma vizinha, rapariga nova mas mais velha do que nós.
Eu devia ter entre 6 e 7 anos.
Na época frango assado, frito, guizado, estufado, enfim...de qualquer modo, era petisco muito apreciado e não muito frequente.
As nossas refeições lá em casa, eram normalmente constituídas por sopa, que é como quem diz, caldo e comida no final da refeição, para aém do "conduto" constituído por arroz, batatas, fritas ou em puré, acompanhados por carne de porco bem regrada, peixe miúdo, nomeadamente sardinhas, fanecas, pescadinha de rabo na boca. Por semana comía-se, em princípio e para 5/6 pessoas, 750 grs de bife e 1 Kg de carne de estufar ou assar e guizar.
Convém que diga que lá em casa era mesa de gente fina.
A minha mãe ou a Laura - A Laura, para quem não saiba, era a empregada interna que coadjuvou a Jabel na nossa educação e que, por isso, era como se fosse da família - engendravam os melhores petiscos.
É certo que o bacalhau se consumia com alguma regularidade, quer assado quer frito, quer cozido, quer cru - em punheta, claro - para além de em forma de filetes.
É certo, também, que quer os filetes de peixe quer os panados de carne tinham um sabor que, para meu desagrado, nunca mais encontrei.É curioso que não me lembro de panados de porco nessa época. Normalmente, lá em casa, eram da carne de bife. Já podem ver que, pela quantidade semanal a que tínhamos direito, eram panadinhos. Porém, tão bons...!
A Laura fazia uns panados de buxo de porco e de " sola "do mesmo bicho - só muito mais tarde é que aprendi que à " sola " chamavam dobrada - de morrer...!
A Laura fazia uns " bacalhaus de sardinha" divinais.
Os rojões, provenientes do porco que se abatia uma vez por ano em inícios de Dezembro, eram muito bem conservados em " pingue ", hoje " banha de porco " e sabiam a festa.
As sopas ou "caldos" eram comidas no fim, em "malga" ou tijela e mantinham, no final, um " modinho" que nós bebíamos deliciados.
Confesso que o tema me é tão querido que me arriscava a não contar o que cá me trouxe. Voltarei, naturalmente, ao tema.
Dizia eu que o meu professor de educação sexual me desviou para " ir ao pito " a uma vizinha.
Pitos, no meu tempo era como eram designados os franganitos, ou frangos pequenos ou ainda os pintaínhos que são, para quem não saiba, os frangos acabados de nascer.
É claro que me imaginei a roubar um franguito e, dada a proximidade das nossas casas, estranhei a proposta. Era muito fácil darem por nós a roubar o " Galinheiro" - como é que se chamará agora?
Perguntei-lhe, então:
- Óh Zé, como é que vamos fazer?
Nessa altura ainda não tinha por hábito dizer " e eu, puta fina " mas o certo é que já o era e respondeu-me:
- É que eu roubei-lhe a chave de casa e só lha dou se ela nos deixar " ir ao pito "
Conformado mas receoso e envergonhado - a vizinha era mais velha e muito conhecida lá de casa - esperei, com o professor, pela vítima.
Passado algum tempo a vizinha chegou e o professor combinou com ela que nós íamos ao que vos disse e não repito porque não me é agradável estar sempre a bater na mesma técla - reparo agora que para escrever isto estou a bater em muitas - e entramos em casa dela.
De repente vejo o professor a deitar-se na cama com ela e a pôr-se sobre a pobre rapariga.
Eu estava mesmo ali ao lado, a ver tudo e sem perceber nada.
Quando se cansou, ou ela, o professor saíu e dísse-me que era a minha vez. Como imaginam fiquei sem saber o que fazer e tive de o confessar. Lá me explicaram e eu, não muito convencido do que ia fazer, tirei as calças e subi para a cama.
Nessa altura ouvi a Laura a gritar, como sempre fazia quando nos chamava para almoçar ou para nos pedir qualquer coisa:
- Óh ruiziiiiiiiiiinhoooo!!!!.
À pressa saltei da cama, vesti as calças e fui a correr para casa.Quando nós nos atrazáva-mos a coisa piava fino.
A Laura salvou-me e eu tive, embora sem saber, a minha primeira aula de Educação Sexual.

3 comentários:

tess disse...

no comment...

loclicas disse...

Putos...

Perchta disse...

Bendita Laura, com o grito certo na hora certa... impediu foi que tivesses a primeira deseducação sexual!
Já quanto às iguarias gastronómicas, não há dúvida nenhuma de que era bem mais saudável ir aos "pintos", do que andar à caça ao MacDonald's como agora... enfim, a evolução nem sempre é para frente!