sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

E o baloiço

Um dia o Pá chamou um senhor, que veio pôr umas argolas metálicas na ramada , e eu como sempre, fui apreciar a obra, muito curiosa quis logo saber para que eram , mas disseram-me que logo ia ver.
A seguir o senhor pôs uns arames muito entrançados a cair da ramada.
Entretanto a Má refilava qualquer coisa como " ela já é um desassossego, então é que vai ser".
Quando ouvi aquilo fiquei logo de orelha arrebitada a pensar "ui... isto deve ser pra mim".
Depois o senhor pôs mais umas argolas, e a seguir foi buscar uma tábua.Então precebi era um baloiço.
Durante uns tempos largos não saí de lá, pois o objectivo era treinar até dar com os pés na ramada,cantava,tentava apanhar as uvas com os pés,saltar do baloiço em andamento etc.
Outra coisa que era uma delicia era comer a fruta instalada encima das arvores.
Tínhamos muitas fruteiras maças que colocadas em palha enchiam a sala grande , laranjas que se conservavam em serim , tangerinas ,peras, pessegos, ameixas,cerejas,melancias e melões,figos,uvas que se conservavam penduradas com arames no tecto do corredor etc.
Comíamos sempre muita fruta, doces era só no Natal na Pascoa e no dia dos anos.
Mas como estava a dizer, eu gostava mesmo era de comer a fruta encima das arvores, mas claro lá em casa ninguém queria que me pendurasse nas arvores por isso andavam sempre a vigiar, e eu tentava enganar a vigilância.
um dia pendurei-me na laranjeira e pensei "desta vez ninguém vai saber, vou apanhar as cascas e pronto".
Comi as minhas laranjinhas fresquinhas(as laranjas estavam maduras em Janeiro /Fevereiro) depos desci com calma escondi as casca e fui até á cozinha toda orgulhosa do meu feito.
Quando lá cheguei começaram a ralhar comigo, porque já tinha ido outra vez para a laranjeira.
E eu disse "ora esta, eu até escondi as casca e tudo , como é que me estão a chatear"foi então que a Má me mandou ir ao espelho ver a cara.
Então é que descobri, a cara em volta da boca estava toda suja de ferrugem das laranjas.E isso porquê? porque como não conseguia com as mãos tirar as cascas , era mesmo com os dentes.
Desde aí quando vinha das minhas aventuras ía sempre a correr para a casa de banho , lavava a cara e depois vinha para a cozinha a assoviar como quem não quer a coisa.

Sem comentários: