domingo, 24 de fevereiro de 2008

Onix

Sei que já não faço um post à muito tempo, e que certamente haveriam temas mais engraçados dos quais falar... mas passo agora por uma situação que me faz sentir muito estranha e sem saber como organizar os pensamentos ( acreditem ou não, já em Madrid pensava nisso).
A verdade é que já desde o inicio do ano o Onix tem vindo a dar sinais da sua ja longa idade, e já agora para quem não sabe, desde então o Onix teve alguns ataques de epilepsia.
Obviamente aflitos levámo-lo ao veterinário e passados mais alguns ataques, os quais já sabíamos controlar, o onix normalizou...
Mas a história infelizmente não acabou por aqui...Mesmo tomando medicação, começou a aparecer na boca do onix um enorme inchaço no maxilar inferior (que , penso eu, apareceu devido as fortes dentadas que ele fazia a ele próprio)
Ao inicio pensava-se que era um tumor, pela ideia da veterinária, mas com o tempo e parecendo-nos que andava a melhorar a ideia inicial foi abandonada...mas já dessa altura se andava a falar vagamente na possibilidade de termos de dar um injecção letal...
hoje o Onix não tem ataques mas o maxilar dele (que vai piorando um bocadinho todos os dias) parece estar a dar-lhe alguns problemas graves , como por exemplo não poder coçar-se ou comer decentemente. Não só ao Onix afecta o seu maxilar, cá em casa causa-nos tambem muita aflição, porque apesar de ele não se manifestar parece as vezes estar em sofrimento.Sem contar com o pior promenor que é cada vez mais forte, o Onix também sangra um pouco.
Por só estar a falar agora disso, não quer dizer que tudo se passou de repente, o Onix já anda mal algum tempo e apesar de 2 meses parecer pouco, todos os dias parece pior que os anteriores.
Por tudo isto andamos de forma bastante sofrida (pelo menos por mim ) a tentar aceitar o facto de que a melhor atitude perante o onix e nós mesmos é dar ao onix a tal injecção letal...Por o onix ser velho, uma operação ao maxilar é impossível por cauda da anestesia, e mesmo que dela sobrevivesse estaria gravemente debilitado, pois teriam de lhe tirar o maxilar, e todo a situação, como é lógico afectaria tanto a ele como a nós.
Tudo isto me custa muito...o Onix alem de ser um companheiro de antigas brincadeiras e viagens , assim como, tema de musica inventadas por mim e pelo rui e muitas outras coisas sempre foi considerado como mais um membro da família, e para mim é o principal símbolo da minha infância.
Sinto-me um pouco ridícula por sentir tudo isto por um cão, Mas como já tinha dito , não sei como organizar o meu pensamento quando confrontado com a ideia de controlo perante a morte de um ser vivo que me diz tanto...
E claro que não podemos controlar tudo mas o Onix deve levar a injecção esta semana.
Como a mãe diz "temos de pensar que é o melhor que podemos fazer" eu sei disto tudo mas é dose pensar nisto.
Por tudo isto, agora sou eu a propor um tema ...
gostava que dividissem comigo o que pensam sobre esta situação...

4 comentários:

Perchta disse...

Esta semana??
Quando decidiram isso? Tem mesmo que ser? Não há alternativas, como isolar-lhe o maxilar por uns tempos até cicatrizar, nem que seja preciso alimentá-lo a soro ou qualquer coisa desse género?
Não estava nada a contar com essa novidade, mas de qualquer forma o que penso é que a decisão deve ser a que o fizer sofrer o menos possível...Sabemos de antemão que os animais duram menos tempo do que nós e se pudermos fazer com que ele parta sem sofrer ou sem entrar num nível incontrolável de degradação, acho que isso é bom! Ele teve (tem) uma boa vida, muito carinho, mimos, não esteve ao frio, não foi abandonado, como parecia ser o seu destino quando nasceu.
Tudo de bom que lhe demos e ele nos deu desde o momento em que apareceu foi lucro para ele e para nós, já que nem ele era para ter donos, nem nós eramos para ter cães :)...
Quando as vidas, sejam dos humanos, sejam das pessoas, são completas e felizes aceito melhor a morte, porque a sensação de perda é menor, fica só mesmo pela saudade, ou melhor, memória... quando as memórias são boas, é porque o que partiu fez a sua diferença, deixou a sua marca e cumpriu a sua "função" no mundo.
Isso é bom e faz parte da vida!

loclicas disse...

O problema é que além de andar a esconder-se,anda a sangrar muito frequentemente o que põe toda a gente
muito debilitada .Está a ser difícil de digerir, mas...

Miguelito disse...

Obrigado, Obrigado...
Não consigo imaginar melhor reentrada na escrita de comentários deste blog.
Isto para a autora:
Um belo testemunho, verdadeiramente sentido, honestamente comovente. Com ele deixaste-me um pouco mais triste, mas convenceram-me que é a melhor maneira para ultrapassar o desgosto.

Para o cão:

Não há dúvida que protagonizou um ponto de viragem em todas as nossas vidas. Todo e qualquer elemento ama este cão de uma forma mais vistosa ou não. No seu espírito alado de rebelde sem causa
poderia-se pensar que não merecia o carinho de quem fosse mas seria totalmente errado. Por ter essa alma desassossegada consegue, na minha perspectiva, mostrar carácter, um bom instinto que louvo e que sentirei falta. É crença comum que os cães se parecem com seus donos mas, neste caso, não há dono que mereça ser imitado, está lá tudo, o ser vivido, um historial abismal de peripécias. Magnífico...

Chego a suspeitar que uma injecção não chegará para tirar a vida a este bicho...

Numa prévia homenagem ao animal que mais me cativou: uma boa viagem
celestial, cometa! Tua cauda já me laçou.

Miguelito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.